Monday, September 24, 2012


Projeto “Memórias da minha Terra” entre os 20 melhores segundo Fundação Montepio e replicado na Roménia

 A associação YUPI, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gondifelos e Conferência Vicentina de Gondifelos, apoiado pela Comissão Social Interfreguesias de Louro, Gondifelos, Cavalões e Outiz encontra-se a dinamizar o projeto piloto “Memórias da Minha Terra”, um projeto com 20 jovens entre os 13 e os 28 anos e mais de 20 idosos no sentido de recolher testemunhos, memórias, fotografias, e profissões do antigamente para publicação e divulgação na comunidade. 

O projeto intergeracional enquadra-se na bolsa de voluntariado Time4U, apoiado pelo Pelouro da Juventude, e que visa aumentar os níveis de participação ativa dos jovens e envolvimento em voluntariado dos jovens assim como responder ao desafio do Ano Europeu de Solidariedade entre Gerações.

Este projeto tem-se constituído como uma mais-valia para todos os parceiros envolvidos e recebeu recentemente o reconhecimento por parte da Fundação Montepio e Lusitânia Seguros, ao ser considerado um dos melhores 20 projetos em Portugal e melhor distrital para Prémio Voluntariado Jovem. A cerimónia de entrega de prémios decorreu a 19 de Setembro na Biblioteca Lúcio Craveira da Silva, em Braga e, pelo próprio Presidente do Conselho de Administração do Montepio, a YUPI recebeu os parabéns pela iniciativa em nome de todos os parceiros envolvidos, estando em concurso mais de 95 projetos. 


Este projeto afirma-se agora com uma dimensão europeia, ao cooperar com uma associação Romena – As Colors, que se encontra a replicar o projeto no seu país. 

Para conhecer mais de perto a realidade romena no âmbito deste projeto, um grupo de 5 jovens famalicenses deslocou-se a Brasov de 17 a 23 de Setembro para realizar atividades com a associação cooperante, partilhando experiências e conhecimentos.
O feedback dos jovens famalicenses é muito positivo, graças à oportunidade de mobilidade e de contacto com jovens ativos noutros países que contribuem com os seus talentos, tempo e dedicação através do voluntariado e identificando novas estratégias para que o combate à solidão dos idosos seja mais eficaz.

No comments:

Post a Comment